Documentos necessários para tirar, fazer conseguir a Cidadania Italiana jure sanguinis
A cidadania italiana é transmitida por direito de sangue (jure sanguinis) e pode ser adquirida através de:
A linha do pai: Se você é descendente de um cidadão italiano (por exemplo, trisavô, bisavô, avô) você tem o direito de requerer a cidadania italiana.
A linha da mãe: Se você é descendente de um cidadão italiano (por exemplo, trisavó, bisavó, avó) você tem o direito de requerer a cidadania italiana.
Documentos necessários para solicitar a Cidadania Italiana com um escritório de advocacia:
Antes de iniciar o processo, você precisa ter os seguintes documentos disponíveis.
Documentos do antepassado italiano
Esta é a parte mais importante, porque sem os documentos em seu antepassado (dante causa), não há como iniciar o processo.
1. Certidão de nascimento original (extrato da certidão de nascimento)
Esta é a certidão de nascimento emitida pelo Escritório do Estado Civil Italiano. Este é o documento fundamental para provar sua descendência de um cidadão italiano. Este documento pode ser obtido junto ao município onde nasceu o antepassado italiano.
2. Certificado de Casamento
Se houver uma certidão de casamento, você deve apresentá-la antes de iniciar o caso.
3. Certificado negativo de naturalização
Também conhecido como CNN, o certificado negativo de naturalização é o documento utilizado para provar que o italiano não se naturalizou no país estrangeiro. Este documento é importante porque se um cidadão italiano se naturaliza no país estrangeiro antes do nascimento de seus filhos, seus descendentes podem perder o direito de requerer a cidadania italiana. Este documento pode ser solicitado no site do Ministério da Justiça.
4. Certificado de óbito
Se seu antepassado já faleceu, você precisará apresentar este certificado no caso da via administrativa, porém, para a via legal, este documento não é necessário.
5. Confirmação de recebimento
No caso de descendência paterna, você precisará obter um aviso de recebimento (AR) dos correios no Consulado.
Documentos dos descendentes
Estes documentos são usados para provar a descendência de seu ancestral italiano (dante causa).
1. Certidão de nascimento
É necessário apresentar a certidão de nascimento de todos os descendentes dos antepassados.
2. Certidão de casamento
É necessário apresentar a certidão de casamento de todos os descendentes do falecido.
3. Certificado de óbito
É necessário apresentar a certidão de óbito de todos os filhos falecidos (uma autocertificação com todas as informações também é aceitável).
Serviços jurídicos desde 1993
O escritório de advocacia Piccolo&Rinaldi vem prestando serviços jurídicos para o reconhecimento da cidadania italiana há vários anos. A colaboração entre os advogados Valerio Piccolo e Paola Rinaldi começou em 1993 e continua até hoje em uma escala global com base na confiança, transparência e excelência.
Os advogados Valerio Piccolo e Paola Rinaldi o representarão perante a corte de Roma sem que você tenha que sair de seu país a qualquer momento. O caminho legal é sempre o caminho mais seguro.