Como funciona o processo legal para tirar, fazer, conseguir a Cidadania Italiana
O escritório de advocacia Piccolo&Rinaldi vem prestando serviços jurídicos para o reconhecimento da cidadania italiana há vários anos. A colaboração entre os advogados Valerio Piccolo e Paola Rinaldi começou em 1993 e continua até hoje em uma escala global com base na confiança, transparência e excelência.
Os advogados Valerio Piccolo e Paola Rinaldi o representarão perante a corte de Roma sem que você tenha que sair de seu país a qualquer momento.
Como funciona o processo legal?
Fase preparatória
1. Os candidatos entregam todos os documentos necessários para a análise de viabilidade. Se a família não tiver a documentação, e a empresa não puder verificar a ausência de obstáculos ao reconhecimento da cidadania, o processo não poderá ser empreendido.
2. Uma procuração é redigida para os advogados Valerio Piccolo e Paola Rinaldi na Itália, para que eles possam ter poderes para representar os requerentes perante o Tribunal de Roma.
3. O escritório Piccolo&Rinaldi se prepara para a apresentação do caso perante o Tribunal de Roma. O respondente no caso é o Ministério do Interior italiano, que é competente em matéria de reconhecimento da cidadania.
Registro do caso
1. Após algumas semanas, os advogados recebem o número de identificação do caso, que pode ser monitorado pelos clientes no APP oficial".
2. O juiz é nomeado e a audiência é marcada.
3. No dia da audiência em Roma, o advogado explica a situação da família ao juiz, apresentando os documentos apropriados. Nos últimos meses, devido à pandemia, várias audiências têm sido realizadas on-line.
Fase administrativa do processo judicial
Após a sentença de reconhecimento da cidadania, o processo é coletado pelo Tribunal e enviado ao Município de origem do antepassado italiano para fazer as transcrições e emitir os certificados italianos dos requerentes. Uma vez realizada esta operação, o registro no AIRE do Consulado correspondente é realizado e o passaporte é emitido.